segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Trabalho de Projecto - Árvore Geneológica

Estivemos, por grupos, a pesquisar sobre o que era uma árvore geneológica e para o que servia. Aqui estamos nós a pesquisar.....
....................................................................................

...................................................................................
..........................................................................................

.......................................................................................................

........................................................................................................



E depois, cada grupo, apresentou o resultado das suas pesquisas.....


-------------------------------

-------------------------------

------------------------------

-------------------------------

Textos a partir de um tema

O lobo amarelo

Era uma vez um lobo que era amarelo e muito comilão. Tinha as orelhas castanhas claras, os dentes afiados como os de um tubarão e chamava-se Henrique. Ele tinha 13 anos. O lobo vivia num bosque onde ainda era Verão. Ele era rico porque tinha piscina com prancha, escorrega e um baloiço no jardim. O lobo tinha uma casa rica, até tinha uma mulher chamada Elsa, que também tinha 13 anos.
Eles eram muito ricos. Um dia foram para a piscina e quando estavam a saltar da prancha, apareceu um cão que tinha saído do canil. O cão foi ter ao portão da casa deles. Abriram-lhe a porta e deixaram-no entrar para o jardim e foram telefonar para o canil. Como não tinha dono e ele estava triste, resolveram ficar com o cão.
No final do dia, foram tomar banho para ir jantar e ver televisão. Lavaram os dentes e foram dormir muito felizes por terem feito uma boa acção.

Autora: Micaela (2º ano)
O lobo amarelo

Era uma vez um lobo que era muito bonito. Ele vivia na toca com os outros lobos. Um dia, o lobo fez anos e foi passear ao bosque com os outros. Eles encontraram um outro lobo que também fazia anos. Ele ficou muito feliz. Convidaram-no para ir com eles lanchar a casa. Quando lá chegaram, estavam lá o resto da família que lhe fizeram uma festa. Eles cantaram-lhes os parabéns e foram todos brincar às escondidas. No final do dia disseram ao lobo que tinham encontrado sozinho no bosque se queria viver junto com eles e ele disse que sim. Eles viveram felizes para sempre.

Autora: J. M. (2º ano)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A Batalha do Vimeiro - Trabalho de Projecto

Olá amigos,
desta vez fomos pesquisar sobre a "Batalha do Vimeiro" que é o tema do Projecto do nosso Agrupamento de Escolas. Começámos por nos dividir em grupos e cada qual elaborou um conjunto de questões que queria saber. Fomos à Internet e perguntámos a algumas pessoas que viviam na nossa terra. A professora também trouxe alguns documentos.
Depois de termos definido o que queríamos saber, pusemos «mãos à obra».


.................................................................

.................................................................
.................................................................

.................................................................

.................................................................


No final de todos termos apresentado as nossas pesquisas, ficámos a saber que:


    Por volta do ano de 1807, Portugal vivia numa fase muito complicada, em que a Europa não lhe reconhecia nenhuma importância, tendo a França declarado guerra contra nós. Nessa altura, Napoleão Bonaparte era quem governava a França.





            Nesse tempo, era D.João Vi que dirigia os negócios do reino português uma vez que a sua mãe (viúva) tinha enlouquecido e o seu irmão primogénito tinha morrido. Casou em 1785 com a princesa espanhola D. Carlota Joaquina de Boubon e foi declarado herdeiro do trono em 1788.
            Quando, no dia 30 de Novembro, o general Junot (francês) entrou em Lisboa com dois regimentos compostos de soldados, D. João VI, juntamente com a família real portuguesa, a corte e muitos dos seus vassalos que quiseram acompanhá-la, embarcaram para o Rio de Janeiro debaixo da protecção duma esquadra inglesa, a 29 de Novembro. Portugal ficou entregue a uma regência. Junot declarou logo à sua entrada em Lisboa, que em nome de Napoleão a família de Bragança deixara de reinar; e na qualidade de governador de Portugal nomeou um conselho de governo, de que fizeram parte alguns portugueses, para substituir a regência.
            O povo português, indignado pelas exigências dos franceses, pelas afrontas feitas por Junot à bandeira portuguesa, ergueu-se indignado no Porto em 1808, propagou-se a revolução nas províncias do norte, e rebentou depois no Algarve.
            Junot reprimiu cruelmente essas revoluções, e os seus subalternos praticaram verdadeiras atrocidades em Évora, Leiria, Nazaré e Beja.
            No entanto, a Inglaterra, que procurava no continente um porto onde fizesse desembarcar tropas para combater Napoleão, aproveitou a insurreição portuguesa.
            O general Arthur Wellesley, desembarcou com o seu exército a 6 de Agosto de 1808 na baía de Vagos, derrotou os franceses no dia 21 de Agosto de 1808, no Vimeiro.
            A partir dessa altura, Junot foi obrigado a retirar-se de Portugal juntamente com as suas tropas, propondo a célebre Convenção de Cintra, que assinou em 30 de Agosto o general Dalrymple, que tinha sucedido a Wellesley no comando, para a total evacuação de Portugal pelo exercito francês. Mas só a 15 de Setembro do ano seguinte se levantou em Lisboa, a bandeira portuguesa. Assim terminou a primeira invasão francesa.

            D. João VI, continuou no Brasil a dirigir os negócios do país até ter sido forçado a regressar a Portugal no ano de 1821. Durante esses anos, o nosso país sofreu várias atrocidades e «afrontas».
            Durante a sua vida, o rei D. João VI, dedicou-se às artes, às letras, desenvolveu o comércio e a agricultura. Fundou vários estabelecimentos, entre eles o Instituto dos Surdos-Mudos e Cegos
            Síntese:
            A Batalha do Vimeiro ocorreu a 21 de Agosto de 1808 precisamente no Vimeiro e fez com que terminasse a 1ª invasão francesaQuem participou na batalha foram os soldados portugueses que, ajudados pelos ingleses, derrotaram as tropas do General Junot (franceses)Naquela altura, quem governava a França era Napoleão Bonaparte
            No nosso país, quem reinava era o D. João VI, uma vez que a sua mãe, a rainha D. Maria I tinha enlouquecido e o seu irmão primogénito (príncipe D. José) tinha falecido.
            D. João VI, casou a 8 de Maio de 1785 com a princesa espanhola D. Carlota Joaquina de Bourbon e foi declarado herdeiro do trono em 1788.
            Nasceu em Lisboa a 13 de Maio de 1767 e faleceu a 10 de Março de 1826, também em Lisboa, pouco tempo depois de ter regressado do Brasil onde esteve exilado durante alguns anos, juntamente com a família real.
          Foi o 27º rei de Portugal












            Maquete da Batalha do Vimeiro



          Para saber mais:


          www.arqnet.pt/dicionario/

          Trabalho Autónomo

          Durante a semana temos tempos de estudo autónomo que são para nós podermos escolher a área em que queremos trabalhar. Podemos trabalhar no computador, fazer fichas dos ficheiros de matemática, de português, de estudo do meio, fazer jogos, escrever na máquina de escrever, ler livros, trabalhar no Tangram ou no geoplano, entre outras coisas. Na sexta-feira, temos que mostrar à professora e aos colegas o nosso trabalho feito durante a semana e é avaliado. Aqui vão algumas fotografias que mostram algumas dessas actividades.


          Trabalhos de texto nos computadores (Ricardina e J. O.)
          Realização de fichas do Ficheiro de Português (L. V.)

          Jogos de Matemática (Mariana e J. M.)

          Textos livres (P. F.)

          Ficha de Leitura do Livro "Os Aristogatos" (Micaela)


          Desenhos (Alexandre)

          Textos Individuais do PIT

          O Carnaval

          Eu gosto do Carnaval. Este ano vou festejar o Carnaval com os meu amigos da escola. Eu vou-me vestir de soldado porque o tema deste ano é a Batalha do Vimeiro.
          L. F.

          Trabalho de Projecto: figuras ou sólidos geométricos? Qual a diferença?

          Trabalho de Projecto sobre a diferença entre as figuras e os sólidos geométricos feito colectivamente.

          Figuras ou sólidos geométricos? Qual a diferença?

          Maiores conclusões:

          As figuras não se podem agarrar e os sólidos podem-se agarrar

          As figuras são «planas» e os sólidos são tridimensionais

          Os sólidos têm figuras desenhadas nas suas faces

          segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

          A nossa turma


          Aqui estamos nós a trabalhar em várias áreas (Plano Individual de Trabalho, Trabalhos de Projecto, ...)

          sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

          Trabalhos de Projecto sobre os Sistemas

          Aqui estamos nós para começarmos a mostrar os nossos trabalhos... sobre alguns dos sistemas do nosso corpo
          Como começamos: Cada grupo escolheu um tema dos sistemas, registou numa folha/esquema as perguntas que queria ver respondidas e fomos à procura em livros, internet e noutros documentos de informação que a professora foi trazendo. Depois de termos encontrado as respostas ao que queríamos, fomos fazendo um esquema para podermos apresentar aos nossos colegas, numa cartolina. No fim apresentamos as nossas conclusões e demos uma ficha (que cada grupo fez) aos nossos amigos para poderem responder para ver se também ficaram a saber a «matéria».
          Sistema Respiratório

          Autores: T. C., T. B, P. R., Alexandre
          Sistema Circulatório

          Autor: P. F.
          Sistema Excretor e/ou Urinário


          Autoras: T. C. e Beatriz
          Sistema Digestivo



          Autora: Tatiana B.