quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A Batalha do Vimeiro - Trabalho de Projecto

Olá amigos,
desta vez fomos pesquisar sobre a "Batalha do Vimeiro" que é o tema do Projecto do nosso Agrupamento de Escolas. Começámos por nos dividir em grupos e cada qual elaborou um conjunto de questões que queria saber. Fomos à Internet e perguntámos a algumas pessoas que viviam na nossa terra. A professora também trouxe alguns documentos.
Depois de termos definido o que queríamos saber, pusemos «mãos à obra».


.................................................................

.................................................................
.................................................................

.................................................................

.................................................................


No final de todos termos apresentado as nossas pesquisas, ficámos a saber que:


    Por volta do ano de 1807, Portugal vivia numa fase muito complicada, em que a Europa não lhe reconhecia nenhuma importância, tendo a França declarado guerra contra nós. Nessa altura, Napoleão Bonaparte era quem governava a França.





            Nesse tempo, era D.João Vi que dirigia os negócios do reino português uma vez que a sua mãe (viúva) tinha enlouquecido e o seu irmão primogénito tinha morrido. Casou em 1785 com a princesa espanhola D. Carlota Joaquina de Boubon e foi declarado herdeiro do trono em 1788.
            Quando, no dia 30 de Novembro, o general Junot (francês) entrou em Lisboa com dois regimentos compostos de soldados, D. João VI, juntamente com a família real portuguesa, a corte e muitos dos seus vassalos que quiseram acompanhá-la, embarcaram para o Rio de Janeiro debaixo da protecção duma esquadra inglesa, a 29 de Novembro. Portugal ficou entregue a uma regência. Junot declarou logo à sua entrada em Lisboa, que em nome de Napoleão a família de Bragança deixara de reinar; e na qualidade de governador de Portugal nomeou um conselho de governo, de que fizeram parte alguns portugueses, para substituir a regência.
            O povo português, indignado pelas exigências dos franceses, pelas afrontas feitas por Junot à bandeira portuguesa, ergueu-se indignado no Porto em 1808, propagou-se a revolução nas províncias do norte, e rebentou depois no Algarve.
            Junot reprimiu cruelmente essas revoluções, e os seus subalternos praticaram verdadeiras atrocidades em Évora, Leiria, Nazaré e Beja.
            No entanto, a Inglaterra, que procurava no continente um porto onde fizesse desembarcar tropas para combater Napoleão, aproveitou a insurreição portuguesa.
            O general Arthur Wellesley, desembarcou com o seu exército a 6 de Agosto de 1808 na baía de Vagos, derrotou os franceses no dia 21 de Agosto de 1808, no Vimeiro.
            A partir dessa altura, Junot foi obrigado a retirar-se de Portugal juntamente com as suas tropas, propondo a célebre Convenção de Cintra, que assinou em 30 de Agosto o general Dalrymple, que tinha sucedido a Wellesley no comando, para a total evacuação de Portugal pelo exercito francês. Mas só a 15 de Setembro do ano seguinte se levantou em Lisboa, a bandeira portuguesa. Assim terminou a primeira invasão francesa.

            D. João VI, continuou no Brasil a dirigir os negócios do país até ter sido forçado a regressar a Portugal no ano de 1821. Durante esses anos, o nosso país sofreu várias atrocidades e «afrontas».
            Durante a sua vida, o rei D. João VI, dedicou-se às artes, às letras, desenvolveu o comércio e a agricultura. Fundou vários estabelecimentos, entre eles o Instituto dos Surdos-Mudos e Cegos
            Síntese:
            A Batalha do Vimeiro ocorreu a 21 de Agosto de 1808 precisamente no Vimeiro e fez com que terminasse a 1ª invasão francesaQuem participou na batalha foram os soldados portugueses que, ajudados pelos ingleses, derrotaram as tropas do General Junot (franceses)Naquela altura, quem governava a França era Napoleão Bonaparte
            No nosso país, quem reinava era o D. João VI, uma vez que a sua mãe, a rainha D. Maria I tinha enlouquecido e o seu irmão primogénito (príncipe D. José) tinha falecido.
            D. João VI, casou a 8 de Maio de 1785 com a princesa espanhola D. Carlota Joaquina de Bourbon e foi declarado herdeiro do trono em 1788.
            Nasceu em Lisboa a 13 de Maio de 1767 e faleceu a 10 de Março de 1826, também em Lisboa, pouco tempo depois de ter regressado do Brasil onde esteve exilado durante alguns anos, juntamente com a família real.
          Foi o 27º rei de Portugal












            Maquete da Batalha do Vimeiro



          Para saber mais:


          www.arqnet.pt/dicionario/

          Sem comentários: